Fast-5 Portugues Perguntas Freqüentes

Perguntas Freqüentes sobre o Fast-5

  1. Posso mover minha janela para das 15 às 20h ou das 13 às 18h ao invés de das 17 às 22h? 
    Sim. Qualquer janela de cinco horas funcionará. A razão primária para uma janela no final do dia é evitar ter muito tempo depois do fechamento da janela durante o qual deve-se resistir a tentações (e fome límbica) até a hora de ir dormir. Para alguns, isso não é problema, enquanto para outros, sim. Os Fast-5ers têm obtido sucesso com todo tipo de janelas: matutina, vespertina ou noturna.
  2. Não é ruim comer à noite? 
    Comer tarde da noite não é uma boa ideia se você se faz três refeições diárias – desjejum, almoço e jantar – porque elimina a última oportunidade que o seu corpo tem de alcançar um longo intervalo com baixo nível de insulina, como mostrado no livro Fast-5, na página 49. Baixos níveis de insulina são melhores para queimar gordura do que para estocá-la. Se você está jejuando 19 horas por dia, não tem importância se você se alimenta cedo ou tarde – seu corpo ainda assim terá a oportunidade de queimar gordura.
  3. Eu vinha eliminando peso gradativamente, mas nas últimas semanas, não mais. O que posso fazer? 
    Este período de estagnação é chamado de platô ou barreira. Seu corpo eliminou algum peso, mas não deseja continuar a fazê-lo. As técnicas a seguir pode ajudar a romper essa barreira. Uma vez rompida, a eliminação de peso acontecerá nas mesmas proporções de antes, e você poderá ter outros platôs antes de atingir seu peso desejado. Técnicas para romper os platôs:

    • Por um curto período (duas semanas) aumente em 20% ou mais seus exercícios.
    • De maneira consciente diminua a ingestão de calorias por duas semanas. De maneira consistente, diminuir pela metade a porção de um item na sua refeição pode ser suficiente.
    • Temporariamente diminua a duração da sua janela para duas ou três horas.
    • Se você sentir que deseja, prolongue o seu jejum de 19 para 24 horas em uma ou mais ocasiões.
    • Experimente tirar uma folga – um dia ou dois fora da dieta. Depois retorne a sua janela normal. 
      Pessoas que se encontravam num platô ao utilizar a dieta Fast-5 relataram um aumento na fome um pouco antes da eliminação de peso recomeçar, então pense que isso é uma boa coisa acontecendo.
  4. Já faz uma semana que estou nesta dieta e ainda assim como tudo que vejo pela frente. O que posso fazer? Dê a si mesmo um tempo para se adaptar. Voracidade alimentar compensatória é parte normal da adaptação e diminui normalmente após uma semana, mas algumas vezes leva até três semanas para sumir. Eliminação de peso não deve ser esperada até que você esteja confortável na dieta – com uma janela alimentar regular – por pelo menos três semanas.
  5. É possivel uma janela alimentar menor? Sim. O Fast-5 é projetado para ser o mais fácil possível e ainda assim funcionar. Se você se sentir confortável com uma janela de cinco horas e quiser tentar uma janela menor, ou se uma janela menor for mais adequada aos seus horários, a diminuição pode aumentar os benefícios do Fast-5 a longo prazo ao reduzir o tempo que seu nível de insulina fica acima da linha básica de jejum.
  6. Posso ter uma janela diferente a cada dia? O Successo com uma janela itinerante provavelmente variará de pessoa para pessoa e de horário para horário. Deve-se iniciar com um horário fixo e depois de alcançar um “estado confortável” de eliminação de peso, faça mudanças para customizar o Fast-5 a suas preferências e horários. Se a eliminação de peso parar, é fácil voltar ao que funcionou anteriormente. Se ela continuar acontecendo, então você encontrou mais liberdade ao customizar seus horáios e preferências.
  7. O quê posso beber durante o período de jejum? Qualquer bebiba com nenhuma ou quase nenhuma caloria pode ser ingerida: água, água saborizada, água com gás, refrigerantes, café e chá sem açúcar. Café descafeínado é sugerido para diminuir os efeitos estimulantes da cafeína. Leia, em seguida, mais informações a respeito de bebidas adoçadas artificialmente.
  8. O quê devo comer? Escolha o que acredita ser a dieta mais saudável, como qualquer pai escolheria para seus filhos se eles comessem tudo e qualquer coisa que lhes fosse oferecida. Uma variedade de frutas e vegetais com generosa quantidade de fibras, uma variedade de fontes de proteína – peixe, ovos, carnes, castanhas e sementes. Um equilíbrio de carboidratos, gorduras e proteínas, sem exageros. Reduzir carboidratos ( pão, massas, arroz, batatas, cereais) pode acentuar a eliminação de peso devido a um efeito adicional na moderação do apetite.
  9. Posso combinar esta dieta com uma de poucos carboidratos (Atkins, South Beach)? Sim.O Fast-5 pode ser combinado com programas de dietas que especificam o seu conteúdo, como poucos carboidratos, dieta para diabéticos, etc.
  10. É permitido gomas de mascar ou guloseimas sem açúcar?Guloseimas e gomas de mascar frequentemente contêm calorias porque contêm sorbitol, então não seria considerado jejum. Mastigar ou provar sabores adocicados, mesmo sem conteúdo calórico, pode provocar atividade digestiva e aumentar a fome. Se for importante usar gomas de mascar, você pode comparar o Fast-5 com e sem elas por alguns dias e perceber qualquer diferença. Com relação a guloseimas, verifique a pergunta sobre adoçantes aritificiais.
  11. Como posso observar rápida eliminação de peso com este programa? O Fast-5 não é um plano de emagrecimento rápido. Ele é poderoso, eficiente e sustentável, mas não é rápido. Se pensarmos em termos da fábula da tartaruga e da lebre: devagar e sempre – a probalidade de atingir sua meta é maior do que seria numa “solução rápida”. Para a maioria das pessoas, eliminar 500g por semana é um ritmo muito mais rápido que o ritmo no qual o excesso de peso foi acumulado.
  12. E com relação aos adoçantes artificiais? Adoçantes artificiais são aceitáveis, mas devem ser utilizados o mínimo possível. Mesmo sendo artificiais, eles poder provocar liberação de insulina através dos receptores de sabor (papilas gustativas), o que pode levar à redução da queima de gordura. Se o seu uso ajudar na aliminação de peso, então o equilibrio ou balanço geral entre bom versus ruim favorece o seu uso, mas seria melhor se acostumar a consumir bebidas sem adoçantes.
  13. E a stevia? A Stevia é um adoçante não calórico não aprovado pelo FDA nos Estados Unidos, sendo assim, você não encontrará bebidas adoçadas com ela. Entretando, ela está disponível como suplemento e é largamente utilizado ao redor do mundo. O fato de qualquer produto ser natural não deve ser suficiente para que seja considerado seguro. A toxina botulínica é mortal, mas completamente natural também. Estudos recentes sobre tóxicos não mostraram significante perigo no uso da stevia. Quando centenas de milhões de pessoas a utilizaram por milhares de vezes, como aconteceu com o Nutrasweet e Splenda, problemas podem ficar evidentes. Assim como os adoçantes artificiais, o sabor adocicado pode provocar reação de insulina. Desta forma, seria sábio minimizar a sua utilização.
  14. E com relação ao uso de suco de limão no chá ou na água? Sem problema. Não possui calorias suficiente para produzir efeitos.
  15. Sinto fome o dia todo em alguns dias. O que pode me ajudar? Os Fast-5ers relatam que a ingestão de altas doses de carboidratos ( pão, arroz, massas, batatas) normalmente leva a sentir mais fome no dia seguinte. Você pode querer adaptar seu consumo de carboidratos. Aumento na fome pode também significar que você está prestes a recomeçar a eliminação de peso após um período de estagnação ou platô.
  16. Se você comer tudo que necessita para conseguir todos os nutrientes de que precisa não ficaria extremamente estufado? Não. Considere o seguinte: para que precisamos de nutrientes? 1) combustível – energia para suprir as funções corporais 2) estrutura – reservas para repor o que foi utilizado. Para o segundo caso, o corpo é muito eficiente em reciclar. Quando as células, ou parte delas, envelhecem, elas são altamente reutilizadas. Para alguém que está em crescimento, gestante, ou amamentando, a necessidade destas reservas é pequena, comparada com a necessidade de combustível.No primeiro caso, combustível, sim. Mas se já existem reservas estocadas em nosso corpo na forma de gordura, então não precisamos comer para obter combustível. Para aqueles que desejam eliminar peso, a ideia é “consumir” a gordura estocada como combustível – como Carrie, um membro do grupo Fast-5 Yahoo coloca, ela quer que seu corpo “consuma” os excessos em suas coxas. Há muito exagero em relação à ingestão de nutrientes que precisamos para viver. Muito desse exagero é devido ao marketing e propaganda, e algum exagero é planejado para evitar deficiências de vitaminas. A dose diária recomendada nos Estados Unidos, por exemplo, foi desenvolvida com base em micronutrientes, não no total de calorias, quando a obesidade não era um problema. Esta dose diária utiliza um excedente de 50% para se certificar da disponibilidade suficiente de micronutrientes (vitaminas, etc) numa dieta e para uma pessoa “comum, dentro da média.”
  17. Posso comer ___________? Muitas pessoas perguntam se podem comer vários alimentos não que não contém carboidrato como azeite de oliva ou shakes de proteína durtate o período de jejum. Comer qualquer coisa durante o jejum, mesmo se não provocar produção de insulina, pode comprometer o progresso no Fast-5 porque consumir calorias de qualquer tipo pode ativar a fome límbica, o que deixa a pessoa propensa instintivamente a comer mais uma vez que é dada a primeira mordida. Fome límbica (pg 12 do livro) pode ser difícil de resistir. Entretanto, duas pessoas não são iguais e o que é um problema para os outros pode não ser para você. O que funciona para você é tudo que importa, então você pode tentar qualquer modificação que deseje no Fast-5. Se funcionar, você continuará a eliminar peso. Se não funcionar, você para de eliminar e aí você pode sempre voltar ao que funcionou anteriormente, e tudo que estará em risco é a taxa de eliminação do peso. Uma vez iniciado o Fast-5 utilizando a abordagem tradicional (nenhuma caloria no período de jejum) e percebido uma eliminação de peso constante, você sabe o que funciona. Depois disso, pode experimentar e ver o que funcina para você.

Veja também: Resumo de Dieta Fast-5