Fast-5 Portugues Resumo

Resumo da Dieta Fast-5

Comer dentro de um período de cinco horas consecutivas.

Apenas isso – este é o resumo básico: comer dentro de um período de cinco horas consecutivas. “ Comer” significa consumir calorias de acordo com seu apetite. Isso não significa comer constantemente por cinco horas, e também não significa comer tanto quanto puder aguentar durante este período. Durante as cinco horas consecutivas (a “janela alimentar”), coma o suficiente para satisfazer sua fome, e coma o que quiser comer. Consumir liquidos calóricos conta como comer, então, somente bebidas não calóricas são permitidas durante o período de jejum – nada de: sucos, shakes de proteína, etc. Contanto que você mantenha um jejum de pelo menos dezenove horas diariamente e coma durante um período de cinco horas ou menos, você estará dentro das diretrizes do Programa Fast-5. Qualquer janela de cinco horas consecutivas pode ser utilizada.

O que esperar:

Não espere nenhuma perda de peso nas primeiras três semanas, pois é a fase de adaptação. Você pode até ter um ganho de peso durante este período por comer em exagero como forma de compensar o período de jejum. Pesar-se durante este período não é recomendado, mas muitas pessoas não resistem, portanto não espere perda de peso nesta fase.Três semanas depois de começar o programa Fast-5, você deve observar uma perda de 500g por semana. Isto significa que no curso de quatro semanas você deve observar uma eliminação de 2kg, mas a eliminação pode não ser igualmente distribuida de semana para semana. Pode ser de 1kg numa semana, nenhum na semana seguinte, então 1kg novamente, e assim por diante.

Algumas pessoas veem uma eliminação de peso mais rápida, até mesmo nas primeiras três semanas de adaptação. Isso não é um problema e pode não acontecer com todos. É menos provável que aconteça com alguém que já venha mantendo uma dieta de poucos carbohidratos. Uma eliminação inicial de vários quilos é provável que seja apenas água, então, se você observar uma grande eliminação inicial, não espere ver a mesma proporção nas semanas seguintes.

Como começar:

Há duas maneiras de começar: “imediatamente” e “gradualmente”. Estas são as duas abordagens que podem ser utilizadas.

1. Imediatamente

Nesta maneira de começar, simplesmente se escolhe não comer até a abertura da janela alimentar escolhida. Esta abordagem é normalmente eficiente, mas requer alguns dias de “quase”, antes de conseguir aguardar a hora exata de abertura da janela. Utilizando esta abordagem, o terceiro, o quarto ou o quinto dia será tipicamente o mais difícil atravessar. Depois desse “dia crucial”, os dias seguintes ficam mais fáceis rapidamente.

Lembre-se: se você “escorregar” e não conseguir aguardar a hora exata de abertura da janela, não desista. Chegar perto do seu objetivo força seu corpo a se adaptar, ficando mais fácil no dia seguinte. “Escorregar” faz parte da fase de adaptação.

2. Adaptação gradual

A. Adaptação Padrão

Na abordagem de adaptação gradual ( extensamente descrita no livro), a hora de interromper o jejum (BREAK-FAST) é gradualmente adiada. A interrupção do jejum é sempre adiada meia hora a cada dia, ou após alguns dias, até que se chegue ao horário de abertura da janela alimentar desejada.

B. Adaptação “Personalizada”

Na abordagem de adaptação personalizada, você adia a interrupção do jejum em pelo menos quinze minutos em relação ao dia anterior, mas se não estiver realmente com fome, espere até estar. Com esta abordagem, você adia a hora de interromper o jejum de acordo com o incremento de tempo para o qual o seu corpo está pronto a aceitar. Em alguns dias a interrupção do jejum pode ser quinze minutos depois em relação ao dia anterior, e em outros pode ser uma hora ou mais, mas nunca antes do horário de interrupção do dia anterior.

Lembre-se: Assim como na abordagem “imediatamente”, se você “escorregar” e não conseguir aguardar a hora exata de abertura da janela, não desista. Chegar perto do seu objetivo força seu corpo a se adaptar, ficando mais fácil no dia seguinte. “Escorregar” faz parte da fase de adaptação.

Efeitos e Efeitos Colaterais

Esta maneira de se alimentar (Fast-5) funciona porque estabelece o apetite a um nível apropriado de acordo com a quantidade de energia estocada (gordura) que você tem e a quantidade de energia que você gasta num dia. Você ingere menos comida, então seu corpo queima mais gordura. Uma “farra”- ataque de voracidade alimentar – pode acontecer durante a janela alimentar na fase de adaptação do programa, como forma de compensação, mas normalmente ela não persiste.

Pessoas que adotam o Fast-5 (Fast-fivers) como maneira de se alimentar relatam o seguinte:

Centímetros antes de quilos —centímetros parecem desaparecer antes do peso. Provavelmente devido à redistribuição da gordura, o que significa que a pessoa perceberá a eliminação de peso nas roupas que ficam mais folgadas, antes de percebê-la na balança.

Sentir um pouco mais de frio quando normalmente se sentiriam confortáveis com a temperatura — Isto ocorre durante o período de jejum devido à ausência do calor gerado normalmente durante a digestão das refeições. A digestão é uma atividade metabólica, mas a energia queimada para digerir os alimentos é menor que a energia ingerida, resultando num ganho de calorias e gordura. Enquanto a ausência de calor proveniente da digestão pode significar ter que se agasalhar melhor no inverno, também significa um maior conforto térmico em dias quentes de verão. Depois de iniciar o Fast-5, o calor proveniente da digestão pode ser mais perceptível após a interrupção do jejum diário porque não será mais constante como era antes de se adotar esta maneira de se alimentar.

Diminuição dos sintomas inflamatórios e de outras doenças —as pessoas que adotam esta maneira de se alimentar, os chamados “Fast-fivers” relatam uma diminuição nos sintomas de: artrite reumática, esclerose múltipla, asma, dificuldades cardíacas e redução da quantidade de insulina requerida na diabete tipo 2.

Economia de dinheiro e de tempo — Menos refeições, menos comida e menos tempo gasto na preparação de alimentos significa mais tempo e dinheiro que você pode gastar como desejar.

Veja também: Perguntas frequentes sobre o Fast-5

Traduzido por Élia Regina Previato – eliareginapreviato@gmail.com